Reabilitação Cognitiva ou Neuropsicológica

Reabilitação Cognitiva ou
Neuropsicológica


O que é a Reabilitação Neuropsicológica?

Reabilitação Neuropsicológica é um processo terapêutico que auxilia na integração e no restabelecimento da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, após uma lesão ou disfunção cerebral. Adapta a pessoa ao seu melhor nível de funcionamento social e emocional, visando ampliar a sua autonomia para as atividades de vida diária, a partir do uso de técnicas cognitivas e comportamentais.

O que a Reabilitação envolve?
Nossa equipe é altamente treinada e trabalha colaborativamente com pacientes e cuidadores para desenvolver um programa de tratamento individualizado. As abordagens de tratamento podem incluir o uso de estratégias de organização, ambiente estruturante, livros de memória e programas de treinamento no computador. Os objetivos de tratamento podem incluir a melhoria de atividades como a preparação de refeições, organização das compras em supermercados, gerenciamento de finanças, medicação e postergar o declínio cognitivo.

Quais pacientes podem se beneficiar da Reabilitação Cognitiva?
– Doença de Alzheimer;
– Demência;
– Lesão cerebral;
– Trauma na cabeça ou TCE;
– Comprometimento Cognitivo Leve (MCI) ou Transtorno Cognitivo Leve;
– Perda de memória associada à doença de Parkinson ou Esclerose Múltipla.


O que o programa de Reabilitação Cognitiva promove?

O programa promove um estilo de vida saudável do cérebro incorporando comportamentos saudáveis como dieta, atividade social, atividade física e atividade mental para manter a qualidade de vida. Portanto, também além de estimular as funções cognitivas do cérebro, estimula os hábitos saudáveis de vida e assertividade nas relações sociais.

Quanto tempo dura a Reabilitação Cognitiva?
O plano de atendimento é desenvolvido especificamente para as necessidades e objetivos do indivíduo definidos pelo terapeuta e avaliados pelo paciente e/ou familiar.

Que tipo de recuperação ou resultado posso esperar da Reabilitação Cognitiva?
Tratamento restaurativo, cujo objetivo é melhorar o sistema cognitivo para funcionar em uma ampla gama de atividades. Em outros casos, tratamento compensatório, que treina soluções para áreas problemáticas específicas, como o uso de cadernos de memória ou a aprendizagem de estratégias de auto-aprendizagem, postergando pelo maior tempo possível o declínio cognitivo.


Ligue agora mesmo para agendar a sua consulta:

(11) 3214-2953